Qualidade de vida

RIO PINHEIROS REVITALIZADO ATÉ 2022

Publicado em 23 de julho de 2019

Tempo de leitura: 1 minuto

Os rios, além de serem fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos, têm grande importância cultural, social, econômica e histórica. Por isso, a Exto apoia todas as iniciativas relacionadas ao assunto.

Em São Paulo, o governo anunciou que vai investir R$ 70 milhões no desassoreamento e desaterro do rio Pinheiros. A medida faz parte do projeto Novo Rio Pinheiros. Elaborado pelo governador João Doria, em parceria com a iniciativa privada. O objetivo é limpar e revitalizar o rio até 2022.

Em 12 meses serão recolhidos mais de um milhão de metros cúbicos de detrito. Por meio da técnica de escavadeira embarcada em plataformas flutuantes, máquinas vão retirar sedimentos do leito do rio, depositá-los em barcaças, transportá-los às margens e, em seguida, para a disposição final na Cava de Carapicuíba.

A ação é o primeiro passo para colocar o rio novamente no centro das atenções e convidar a sociedade civil, as empresas, as organizações não-governamentais e os órgãos responsáveis para que juntos trabalhem para devolver um rio saudável aos paulistanos.

A Exto compartilha desse ideal e apoia a causa.