Há sempre uma opção de vinho para cada momento do dia
O privilégio de desfrutar de momentos agradáveis no aconchego do lar tem sido cada vez mais valorizado.
E um dos hábitos que mais cresceu nos últimos anos é usufruir disso com uma deliciosa taça de vinho nas mãos.
O consumo de vinhos percapita no Brasil saltou de 2 litros para 2,8 litros entre os anos de 2020 e 2021.
Apreciar um bom vinho não é sentir um novo sabor. Ele permite viajar na história, experimentar sensações e sentimentos.
Por isso, é uma das bebidas mais recomendadas para receber amigos, familiares, para momentos a dois ou sozinho. Há sempre um estilo que será o companheiro
ideal para cada ocasião. Confira dicas de harmonização com refeições especiais.
BRUNCH
Brunch combina com manhãs e tardes agradáveis, ar livre e frescor.
Para esses eventos, uma boa dica é apostar em vinhos leves e refrescantes. O cardápio deve incluir pães,queijos, panquecas, tortas e frutas,entre outros. Uma seleção variada que combina principalmente com champagne e vinhos espumantes.
O brunch também vai bem com brancos e rosés. Quem quer usar vinho tinto deve optar por um leve, com boa acidez.
ALMOÇO
Mesa farta em um domingo com a família combina perfeitamente com uma boa taça de vinho. A macarronada especial ao sugo pode ser harmonizada com um vinho tinto da região de Chianti, uma das mais tradicionais da Itália, que apresenta boa acidez e taninos médios.
No caso do molho branco,vale a pena investir na acidez de um vinho branco.As carnes também pedem diferentes estilos. O frango combina bem com as uvas Pinot Noir e Chardonnay. A carne vermelha, por sua vez, harmoniza bem com a uva Malbec.Peixes como o salmão, mais gorduroso, pedem vinhos como os feitos com as uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling. Os peixes de sabor delicado como linguado e tilápia, por exemplo, pedem vinhos mais cítricos e frescos, como Verdejo,Pinot Grigio e Muscadet.
JANTAR
Os vinhos combinam perfeitamente com jantares especiais ou refeições descontraídas à noite. A tradicional pizza fica perfeita acompanhada por um Pinot Noir frutado.
Os risotos pedem diferentes tipos de uva. Os de carne, como a de cordeiro, pedem vinhos complexos e boa acidez. Os risotos de frutos do mar e camarão podem ser acompanhados de vinhos brancos, leves e aromáticos,
como a Sauvignon Blanc. Já o de funghi pede corpo e acidez, como Syrah e Pinotage. Quem optar por ir a um restaurante japonês, e não quiser investir no saquê, pode apostar em Sauvignons Blanc, Pnot Grigios e Muscadets, leves e com a acidez necessária para sushis e sashimis. Se a ideia é fazer uma happy hour, a melhor escolha são os champagnes e espumantes.
SOBREMESA
Alimentos adocicados também combinam muito bem com vinhos. Doces leves, com frutas frescas, pedem vinhos mais leves, como Moscatel.
Já as bebidas mais encorpadas combinam com sobremesas mais doces e gordurosas que têm leite condensado, ovo ou creme de leite como ingredientes.Chocolate, por sua vez, combina bem com vinho do Porto.
Material exemplar cortesia da Folha de S.Paulo – caderno especial Mercado Imobiliário.