Os jardins e áreas de térreo dos nossos empreendimentos são perfeitos para uma emocionante partida de pique-esconde - brincadeira na qual uma pessoa fecha os olhos e por um curto período espera os demais se esconderem. Após a contagem, o “pegador” sai em busca dos que estão escondidos. Quem for pego primeiro se torna o pegador na próxima rodada. Hall/ Paisagismo - Only Cidade Jardim
Cabra-cega
Semelhante ao pique-esconde, a brincadeira da cabra-cega envolve um participante vendado tentando pegar os outros. Ao ser tocado, o "pego" se torna o próximo cabra-cega. Para a segurança de todos, o ideal é que a brincadeira seja feita longe de escadas e locais planos.
Estátua
Nesta brincadeira, uma pessoa é responsável por controlar a música. Quando a música para, todos devem congelar e não se mover - qualquer um que se mexer está fora! O último a permanecer, sem se mexer, vence.
Passa anel
Sentados em círculo, os jogadores tentam adivinhar quem tem o anel. O jogador que passa o anel faz de conta que o deixa cair nas mãos de cada participante, mas só realmente o deixa cair nas mãos de um. Os outros tentam adivinhar onde o anel está.
Corda
Pular corda não é apenas uma brincadeira, mas um excelente exercício cardiovascular. Com uma corda, pais e filhos podem desafiar uns aos outros, contar pulos e até cantar cantigas tradicionais que acompanham a atividade.
Cirandinha
É uma roda onde as crianças cantam e dançam juntas. Uma criança fica no centro da roda e escolhe outra para substituí-la, cantando a frase "Cirandinha, cirandinha, vamos todos cirandar. Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar". É uma brincadeira de rodas e cantigas tradicional que promove a interação e a diversão em grupo.
Amarelinha
Essa brincadeira tradicional envolve desenhar um diagrama no chão com casas numeradas e, em seguida, jogar uma pedra em uma das casas enquanto pula sobre ela com um pé só. O objetivo é percorrer o diagrama pulando e pegando a pedra sem perder o equilíbrio. Se bem-sucedido, a criança avança para a próxima casa. O jogador que completar todas as casas numeradas vence.
Bolinha de Gude
Com um circulo desenhado no chão e bolinhas dentro dele, o desafio é acertar as bolinhas dos outros jogadores para ganhá-las. Os jogadores atiram nelas tentando acertar as das outras crianças, e quem conseguir mais bolinhas vence. Além de ser feita em áreas comuns, é uma brincadeira que pode ser realizada dentro dos nossos apartamentos que são entregues com piso do terraço nivelado com o da sala.
Telefone sem fio
No jogo "telefone sem fio", as pessoas se sentam em círculo e uma delas sussurra uma mensagem para a pessoa ao lado, que sussurra para a próxima, e assim por diante. A última pessoa diz em voz alta o que ouviu, e muitas vezes a mensagem original fica distorcida e engraçada, mostrando como informações podem ser mal-interpretadas quando passadas adiante. É um jogo divertido que explora a comunicação social e ilustra como as mensagens podem se modificar ao serem transmitidas de pessoa para pessoa.
Além das brincadeiras apresentadas, o mais importante é entender que, por trás de cada uma delas, há uma oportunidade de aprender, de se conectar e de criar memórias preciosas com as nossas crianças e com a criança interior que ainda habita em nós. Conte sempre com a EXTO e com os espaços dos nossos empreendimentos para eternizar cada momento.