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Exto fortalece equipe de vendas para garantir novos contratos imobiliários

Publicado em 12/04/2018 em Recomendações do Roberto

Mesmo precisando de um tempo maior de maturação para tomar a decisão de compra de um imóvel, o consumidor já voltou a visitar os estandes de venda, diz presidente da Exto, Roberto Matos. O Valor Geral de Vendas (VGV) de lançamentos da empresa estimado para 2018 é de R$ 610 milhões, cifra superior à média histórica da construtora.

“Já vemos mais visitas ao estande de vendas neste ano, fruto da melhora econômica e da queda da taxa de juros”, diz Matos. Isso, no entanto, não significa um aumento na velocidade de vendas. De acordo com ele, o prazo de decisão do consumidor aumentou nos últimos anos e deve se manter dessa forma por mais um tempo.

Se antes da crise econômica 60% das compras podiam ser no ato, ou seja, eram feitas por emoção ou impulso e 40% após uma busca de um ou dois meses. Hoje, os consumidores exigem um período maior para a deliberação. “A decisão está mais lenta e os consumidores estão visitando mais empreendimentos. Como eles têm seis meses para decidir, aproveitam para visitar empreendimentos prontos das construtoras em contato para garantir o bom negócio”, descreve.

Outra sensação exposta por ele é a recuperação lenta dos preços. “Ficaram mais ou menos estáveis nos últimos dois anos e agora o setor começou a recuperar o valor. Estamos prevendo um crescimento do mercado para os próximos dois ou três anos, mas não acho que voltará ao que era 2014 ”, diz, ao condicionar a continuidade do crescimento à recuperação econômica e queda da taxa de juros.

De acordo com ele, uma vantagem na crise foi o porte da empresa. “Entre 2012 e 2013 decidimos pelo crescimento orgânico e permanecemos menores do que poderíamos ser.” Para ele, o crescimento definido ajudou na manutenção dos níveis de distrato, abaixo do boom sentido pelo setor.

Segundo Matos, nos últimos anos, a companhia conseguiu manter os valores históricos de VGV, entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões – mesmo com a forte queda no movimento do mercado imobiliário –, agora para o momento de retomada a ambição será maior.

Se no ano passado o projeto O Clock, localizado na Vila Romana (SP), foi um dos maiores realizados pela empresa nos últimos anos – com VGV de R$ 330 milhões – neste ano, o lançamento do Only SP, na região do Morumbi, irá além e terá valor geral de R$ 450 milhões. De acordo com ele, mesmo com oportunidades em tipologias de menor metragem – que apresentaram a maior participação em unidades comercializadas em 2017 no mercado –, o grande foco da empresa se mantém em projetos de médio e alto padrão entre 100 metros quadrados (m²) e 200 m².

Os empreendimentos a serem lançados neste ano deverão ocorrer entre a Copa do Mundo e as eleições presidenciais brasileiras. “Lançaremos os três previstos entre julho e setembro”, menciona.

De acordo com Matos, o land bank [ou banco de terrenos] da companhia tem provisão até 2020, o que é bom, já que um dos desafios apontados por ele para o futuro é encontrar terras com a metragem necessária para os projetos, já que, segundo ele, o Plano Diretor da cidade de São Paulo, aprovado em 2015 “Diminuiu as possibilidades.”

Indicadores

Segundo dados divulgados ontem (10) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, SindusCon-SP, o Custo Unitário Básico (CUB) da construção do estado de São Paulo caiu 0,02% em março na comparação com o mês anterior. Esta é a primeira queda após 10 altas consecutivas do indicador. Em 12 meses a alta é de 3,15%.

O CUB representativo da construção ficou em R$ 1.337,98 por m² no período. Dentro da composição do indicador, os custos com mão de obra somaram 61,4%, seguido por materiais (35,3%) e despesas administrativas (3,2%).

Fonte: https://www.dci.com.br/servicos/exto-fortalece-equipe-de-vendas-para-garantir-novos-contratos-imobiliarios-1.698214

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