Entre em contato e saiba mais

30 anos de Exto e de paixão
pelo trabalho executado

Por dentro da história de Roberto Matos, presidente e fundador da Exto Incorporação e Construção

Publicado em 01/06/2017 em Do Projeto ao Concreto

Um time unido, em que a capacidade de cada profissional é valorizada, e com objetivos de trabalho claramente definidos. É assim que Roberto Matos, presidente da Exto Incorporação e Construção, enxerga a companhia que fundou com sócios há 30 anos. Uma história de foco, de trabalho, de respeito aos seus valores e de superação, que levaram a empresa a se consolidar como referência de qualidade e de solidez no mercado imobiliário paulistano.

           

Roberto deixou sua cidade natal de Capivari, no interior de São Paulo, aos 16 anos, para concluir o ensino médio na capital e depois cursar engenharia na Universidade Mauá. Iniciou sua trajetória profissional em uma empresa de engenharia de fundações, onde ganhou experiência na área e então conheceu os três amigos que se tornariam seus sócios no desafio de empreender. “Nós trabalhávamos em uma empresa de fundações e conhecíamos muitas construtoras do mercado. Essa vivência despertou a ideia de fazer empreendimentos imobiliários”, relembra Roberto.

           

A Exto foi fundada em 1987 como incorporadora, mas a preocupação com o grau máximo de qualidade na entrega fez com que o seu escopo fosse aumentado, de forma a englobar todas as etapas do processo de incorporação e construção: desde a busca por terrenos, concepção e desenvolvimento dos projetos e construção até a entrega de chaves. “Ampliamos o escopo da Exto para fazer o que mais acreditávamos: construir com qualidade e trabalhar com profissionais que têm, acima de tudo, um lado humano. Afinal, construímos espaços onde as pessoas vivem grande parte de suas vidas”.

           

O bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo, foi o escolhido para a primeira grande aposta da empresa, por volta do ano de 1994. “Definimos que Perdizes era um bairro em que queríamos atuar. Era um ponto com muitas casinhas antigas, pouco edificado, e vimos ali um nicho de investimentos. Criamos um plano chamado Perdizes By Exto e lá construímos mais de 30 edifícios. Começamos a desenvolver empreendimentos de alto padrão, com características fortes e semelhantes entre si: fachadas clássicas, pórticos imponentes e programas completos de lazer. Focamos na região em vez de apostarmos em nos espalhar por São Paulo. Deu certo, e passamos a ser reconhecidos, a fazer parte da vida dos moradores da região. Perdizes é um marco em nossa história, e até hoje lançamos empreendimentos de alto padrão neste bairro, que é tão importante para nós”.

           

Para Roberto Matos, o caminho para manter a empresa no rumo certo é por meio de uma administração por sinergia, de apaziguar as divergências e tendo no debate uma forma de troca de conhecimentos. Nesses 30 anos de empresa, a Exto tem atuado prioritariamente em empreendimentos de alto padrão, com o foco na busca pelos melhores terrenos, no desenvolvimento interno de projetos, nos detalhes exclusivos de cada empreendimento e no alto padrão de construção. A experiência e o know-how do presidente foram construídos por sua atuação nas últimas décadas de mercado: “Passamos por etapas diferentes. A primeira, quando montamos a empresa, era um mercado muito pequeno, nas imediações da ‘Era Collor’. Tínhamos produtos de qualidade, mas empreendimentos menores, com poucos apartamentos. Passamos então por uma fase de crise muito grande, até entrarmos em um estado de euforia, quando o mercado cresceu muito e praticamente dobrou de tamanho em São Paulo. Surgiram então as aberturas de capitais, quando muitas empresas entraram neste mercado buscando a capitalização financeira. A Exto sempre andou em paralelo, já que nunca ‘ficamos’ incorporadora, nós somos incorporadores, e é só assim que sabemos trabalhar: com o domínio do processo construtivo, para, no momento da entrega das chaves, podermos honrar o que prometemos no momento da venda. Não estamos nesse segmento por modismos, oportunidades ou tendências. O mercado imobiliário é a nossa paixão, nosso propósito, e nele permaneceremos, independente de crises ou turbulências”.

           

O compromisso com a qualidade é o principal pilar do trabalho para Roberto, e, consequentemente, para a Exto. Sua filosofia é manter um crescimento sustentável, sem jamais abrir mão dos processos de trabalho, dos seus valores e do compromisso com cada comprador Exto. “Todos os nossos empreendimentos foram lançados e entregues no prazo. Isso dá credibilidade no mercado. Ao lançar um empreendimento, assumimos um compromisso com nossos clientes, e a única surpresa que podemos fazer é a de entregar apartamentos que superem expectativas. Com isso, acabamos gerando relacionamentos duradouros com muitos clientes; na Exto, temos famílias que já estão na terceira geração de compra dos nossos produtos”. Roberto reforça que uma história de sucesso só se alcança com uma equipe bem estruturada. “A Exto é fundamentada em um time muito competente. Mantemos uma equipe muito grande, de diversas formações e especialidades, que me acompanha há bastante tempo. Temos muitos profissionais com 20 anos ou mais de casa. Vejo como um grupo inovador, que encara desafios, que gosta da empresa e participa das decisões”.

           

Além de ser homem de negócios, Matos sempre participou de projetos filantrópicos e assim impôs este valor ao DNA de sua empresa. Em 2014, fundou oficialmente o Movimento Exto Mãos à Obra, projeto socioambiental que tem diversos desdobramentos: auxilio às crianças do Lar Jesus Maria José, adoção e reforma da Praça João Travensolo Neto, conhecida como Praça dos Cachorros, doações mensais às ONGs Laramara (assistência ao deficiente visual) e Anjos dos Bichos (resgate de animais de rua), processos sustentáveis em obras, medidas que reduzam o impacto ambiental da empresa e melhorias e benfeitorias às ruas/arredores dos empreendimentos Exto.

         

Além dos bairros mais famosos de São Paulo, como Jardins, Vila Nova Conceição, Vila Madalena e Vila Romana, também são muitos os empreendimentos Exto no Morumbi, bairro que a empresa escolheu para desenvolver, assim como fez em Perdizes. Lá, Roberto investiu na construção do Espaço Exto, uma central de trabalho que reúne cinco apartamentos decorados e corretores especializados para auxiliar clientes a encontrar o que precisam. É assim, passo a passo, que Roberto dirige sua empresa e deixa seu legado na cidade de São Paulo. Hoje, são mais de 70 prédios, mais de um milhão de m² construídos e uma história de paixão pelo trabalho executado. Por isso, o presidente escolheu “Vocação para fazer bem-feito” como lema da empresa.

Entre em contato
e saiba mais

Fale Conosco

x

Entre em contato através do telefone:


3724-9500