Entre em contato e saiba mais

Do Tâmisa ao Pinheiros: o desenvolvimento das grandes civilizações nas margens dos rios

Postado em 14/05/1990

Um empreendimento Exto vai além das nossas construções: a localização de cada produto é cuidadosamente estudada, de forma a oferecer aos nossos clientes os melhores bairros e ruas, rodeados de infraestrutura, mobilidade e que proporcionem qualidade de vida aos moradores. No caso do Only São Paulo, próximo lançamento Exto, esse exemplo foi elevado à potência máxima: ele está em frente ao maior cartão postal da cidade, a Ponte Estaiada. Além da localização na região mais nobre e valorizada da capital, nas margens do Rio Pinheiros.

Não é de hoje que as áreas próximas aos grandes rios são consideradas de extrema importância para as cidades e metrópoles. Todas as grandes civilizações se desenvolveram próximas à água, fonte de sobrevivência para consumo, que possibilitou a agricultura e o transporte. As margens dos rios se tornaram vias de grande fluxo e mobilidade, característica que se mantém até os dias de hoje, e que tornam as regiões próximas a eles verdadeiros cartões postais, muito desejadas para moradia. O exemplo é válido para inúmeras cidades ao redor do mundo, juntamente com casos de despoluição, cuidado com o ambiente e melhora da qualidade de vida dos cidadãos.

O Rio Sena, em Paris, é um ótimo exemplo da valorização de regiões que circundam os rios. Além de atração turística, ele se destaca pelo processo de revitalização que sofreu a partir dos anos 60, passando de um rio biologicamente morto pela poluição para águas cristalinas, com mais de 30 espécies de peixes.

Após o processo de renovação das águas do Sena, ele se concretizou como uma “avenida” charmosa e fundamental para atividades econômicas, lazer e turismo em Paris, caminhando junto com o glamour e valorização da cidade.

Em Seul, na Coréia do Sul, o Rio Cheonggyecheon é um outro destaque. Construído em 1410 para ser um dreno da cidade e coberto de concreto nos anos 70, acabou se tornando  um impressionante parque urbano linear de 5,8 km de extensão, 400 hectares e 80 metros de largura, com temperatura 3,6°C mais baixa do que em outras partes da cidade.

Planejado e praticado em apenas 3 anos, o processo de revitalização deste córrego trouxe inúmeros benefícios para a população coreana e, principalmente, para os moradores próximos, já que os arredores das águas trazem harmonia e equilíbrio entre fauna, flora e a população.

E como esquecer do Rio Tâmisa? O principal rio da Inglaterra é enorme, com mais de 100 pontes ao longo de seu curso, e foi fundamental para o surgimento de civilizações importantes, como os antigos romanos. Sua proposta de revitalização é um dos maiores exemplos de despoluição do mundo, trazendo uma metodologia bem planejada e ações concretas executadas pelo Governo Geral da Inglaterra e as prefeituras das cidades que ficam às margens.

Por aqui, o Projeto Tietê vem trabalhando na revitalização e despoluição dos dois maiores rios da cidade de São Paulo: Pinheiros e Tietê. Iniciado em 1991 por uma ação conjunta entre a população – com o maior abaixo assinado do país – e a Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto está na quarta etapa atualmente e promete reviver o fluxo hídrico da cidade.

Como afluente, o rio Pinheiros é beneficiado pelo Projeto e, segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, alguns testes já estão em andamento e trouxeram bons resultados em 2018.

A região ao redor do Pinheiros é privilegiada, com grandiosos empreendimentos comerciais e residenciais de altíssimo padrão em sua margem, além de serviços, infraestrutura, lazer de alta qualidade e mobilidade, se firmando como uma das regiões mais modernas, um verdadeiro cartão postal de São Paulo.

Também quer sentir a exclusividade de viver na área mais desejada da cidade, em frente ao rio e à Estaiada, com 4 suítes e apenas 2 torres em uma quadra de aprox. 11 mil m²? Conheça o Only SP e descubra um lugar único. Feito para você.

Saiba mais no site: http://onlysp.com.br

Entre em contato
e saiba mais

Fale com um Corretor

x

Entre em contato através do telefone:


3724-9500